Microeletrônica
Ministério da Educação
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
an image

O Grupo de Microeletrônica da Universidade Federal de Itajubá foi formalmente constituído por ocasião da celebração de um convênio entre o Departamento de Eletrônica e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) da extinta Telebrás na área de projetos de circuitos integrados em 02 de Junho de 1987.

Inicialmente dedicava-se com exclusividade à formação de recursos humanos na área. Com a evolução natural do grupo, os objetivos foram ampliados e o grupo passou a desenvolver projetos de circuitos integrados analógicos para a Telebrás, especializando seus integrantes neste segmento.

Posteriormente, formou parceria também com a IBM Brasil, onde desenvolveu projetos de circuitos integrados para redes wireless de computadores. Apoiou o Programa Nacional de Microeletrônica do MCT ministrando cursos no Instituto de Pesquisas Eldorado, para a formação de recursos humanos na área.

Na Universidade Federal de Itajubá, o grupo atua em ensino de graduação e pós-graduação nas áreas de eletrônica analógica, eletrônica digital, circuitos integrados analógicos, circuitos integrados digitais, sistemas digitais e microeletrônica. Participa também de convênios e projetos com instituições de pesquisas e empresas, desenvolvendo projetos, cursos, consultoria e treinamentos na área de microeletrônica. área de microeletrônica.

Atualmente o grupo vem desenvolvendo pesquisas e projetos nas áreas de aplicações biomédicas, como é o caso de um aparelho de auxílio auditivo analógico programável e de dispositivos implantáveis.

Trabalhos apresentados e publicados em congressos nacionais e internacionais atestam a qualidade do grupo.

Infos. de Contato

an image